Papo de ilustração #2 - Sketckes e sketch book

Confesso que eu já tinha usado o termo sem muito bem saber o que era ou que eu também fazia. Pois bem, então hoje resolvi postar aqui o que são as tais das sketches.

Sketch #21 - 2min
Mesmo que você não seja da área artística garanto que já usou uma caneta e um papel só pra fazer um rabisco de alguma coisa que lhe veio a cabeça ou talvez algo sem pensar mesmo. Pois é, estes desenhos sem compromissos são chamados de sketche.

Pelo o que eu pesquisei este termo não tem tradução literal, sendo que se pode encontra-lo dentro da TV e do cinema, mas seu significado é diferente, embora a ideia seja próxima.

Mas não pense que elas são sem objetivo ou sem sentido algum. A sketch também é tida como um exercício criativo. É um momento em que o indivíduo elabora suas idéias, exercita sua coordenação, seu olhar para com as coisa, adquire ideias. Tenho feito algumas sketchs da turma Sapeiga nas horas vagas do meu emprego. Considero importante, principalmente por que há aqueles momentos em que a gente tem uma ideia que pode ser muito boa e para a ideia não fugir da mente sentimos a necessidade de registra-la. Entretanto sketches não são com os esboços, pois já estão bem resolvidas e prontas por si só.

Moleskine 
É claro que vamos encontrar sketches muito bem elaboradas, com ótimas finalizações e até num papel refinado. Pessoas que praticam o exercício frequentemente costumam ter na bolsa um caderninho exclusivo para os desenho. Este caderno é o que chamamos sketch book. 

Se você quer ter um caderno para fazer suas sketches poderá compra-lo nas papelarias ou então faça como eu, ganhe um feito a mão com folhas de sulfite! Nas papelarias você também encontra os moleskine - cadernos importado com folhas refinada que costuma ser bem mais caros do que os comuns.

Ai fica a dica, nem sempre estamos com um caderninho na mala então pegue uma folha sulfite e dobre-a ao meio e mãos ao desenho. Particularmente acho o tamanho A5 o mais ideal para este exercício.

Sketch inspirada na música "Ainda é Cedo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário